OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A AGENDA 2030

Atualizado: Abr 30

Já falamos aqui sobre os motivos para tornar o seu negócio sustentável até 2030. No texto, citamos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, e agora vamos falar um pouquinho mais sobre eles :)


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


A Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu seus países-membro no ano 2000 a fim de tratar assuntos relacionados às políticas públicas. Como resultado, eles elegeram oito metas gerais a serem buscadas ainda nesse milênio, denominadas Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM, que ficariam vigentes de 2000 a 2015, indicavam aos governos o que deveria ser feito para superar problemas sociais como a fome, educação, desigualdade e saúde.

Em 2015, dando continuidade aos ODM, 193 países - incluindo o Brasil - assinaram um novo acordo de metas globais para os próximos 15 anos - a Agenda 2030. Nela, estão indicados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acompanhados de 169 metas específicas com relação aos resultados que devem ser buscados até o prazo final.



As metas dos ODS foram definidas considerando áreas eleitas como essenciais para a continuidade da humanidade e do planeta, os chamados 5Ps:


- PESSOAS - PLANETA - PROSPERIDADE - PAZ - PARCERIA -

São esses cinco eixos temáticos que norteiam a Agenda 2030. De acordo com a ONU, a aplicação desses parâmetros permite que tanto governos nacionais quanto empresas tenham uma visão objetiva do estágio de engajamento em desenvolvimento sustentável nos diversos setores.



Agenda 2030


Os 17 objetivos estão listados a seguir. É possível acessar as 169 metas específicas no site da ONU, que apresenta diversos arquivos auxiliares para obter maiores informações. Destacamos também alguns dados da Divisão Estatística da ONU sobre o Brasil no que diz respeito àqueles objetivos relacionados à arquitetura e às cidades.


  • OBJETIVO 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA


  • OBJETIVO 2 - FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL


  • OBJETIVO 3 - SAÚDE E BEM ESTAR


  • OBJETIVO 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE


  • OBJETIVO 5 - IGUALDADE DE GÊNERO


  • OBJETIVO 6 - ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.


Gráfico da proporção da população brasileira com acesso a gestão segura de serviços sanitários (em %):

  • OBJETIVO 7 - ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Gráfico da proporção da população brasileira com acesso à eletricidade (em %); seguido do gráfico da proporção da população com dependência primária de energia limpa (em %):


  • OBJETIVO 8 - TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO


  • OBJETIVO 9 - INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRA-ESTRUTURA: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Gráfico das emissões de dióxido de carbono por unidade de PIB:


  • OBJETIVO 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.


  • OBJETIVO 11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.


Gráfico da proporção da população urbana brasileira que vive em favelas (em %):

Em 2016, o valor médio da concentração de partículas em suspensão no ar ficou acima do nível máximo de segurança estabelecido pela OMS de 10 microgramas por metro cúbico.


  • OBJETIVO 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.


  • OBJETIVO 13 - AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.


  • OBJETIVO 14 - VIDA NA ÁGUA


  • OBJETIVO 15 - VIDA TERRESTRE


  • OBJETIVO 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES


  • OBJETIVO 17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO


Se o seu negócio pertence a uma dessas áreas, vale a pena conferir o conteúdo disponível e avaliar como implementá-los. Nós vamos falar sobre isso no próximo post ;)


Mas... é possível chegarmos lá?



Esse é o plano, e você provavelmente deve estar se perguntando "mas podemos realmente chegar lá?"... A ideia de um mundo melhor, que solucione todos esses problemas, muitas vezes pode soar como idealista ou até utópica. Além disso, é bem fácil se sentir um pouco cético com relação com relação a grandes anúncios da ONU, não é mesmo? Esse é exatamente o assunto desse TEDTalks, no qual o especialista em progresso social Michael Green apresenta alguns dados que podem ajudar a transformar nossa visão.


Ou seja, a resposta é que sim, é possível - mas para isso, precisamos fazer diferente. O vídeo é de 2015, ano de lançamento dos ODS, mas note que o ponto principal já havia sido apontado - é preciso colocar o bem-estar das pessoas, além do crescimento econômico, como ponto principal.


Como falamos no post anterior, o mundo muda quando as pessoas mudam. Vamos juntas fazer nossa parte?


Com carinho,

L.



COPA

estúdio de arquitetura sustentável

2020