QUEM É A COPA

ARQ. LUIZA T. DE CASTRO

 especialista em Eficiência Energética em Edificações
auditora PBE Edifica / Fundação Carlos Alberto Vanzolini
 
A consciência ambiental se fez presente desde o início da minha vida profissional. Ainda no primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, a busca pela sustentabilidade na profissão que eu havia escolhido motivou o envolvimento no Laboratório do Conforto Ambiental, onde passei 3 anos e encontrei respostas para muitas perguntas relacionadas ao tema, além de conceitos, ferramentas e recursos para prática da sustentabilidade, ao mesmo tempo que novas perguntas surgiam. O ano era 2009, a primeira versão da certificação brasileira de eficiência energética de edificações havia sido recém lançada (PBE Edifica), e assim a questão energética da arquitetura cruzou meu caminho. Em 2012, em intercâmbio acadêmico no Reino Unido, tive o primeiro indício da relação entre arquitetura, pessoas e o consumo sustentável aplicados na vida real e suportados pelo conhecimento técnico e científico.
 
Com a fundação da COPA, em 2015, a prática projetual da arquitetura vem possibilitando a aplicação destes e outros conceitos em diversas escalas, além do contato direto com as necessidades e desejos dos clientes. Além disso, ao dar continuidade ao trabalho com o regulamento brasileiro como Auditora, acompanho a crescente preocupação do mercado com a questão energética em edifícios. 
A COPA, pra mim, representa o todo presente na arquitetura:
o conjunto de diversos sistemas interdependentes trabalhando em sintonia e buscando desenvolver espaços construídos que atendam
da melhor maneira o objetivo mais importante - o bem-estar do usuário.
A arquitetura afinal, é sempre feita para as pessoas.

COPA

estúdio de arquitetura sustentável

2020